Quem sou eu

Minha foto
Este Blog, do Projeto Prex-Unitau Taubaté Tempo e Memória, tem como objetivo ser um canal de troca de informações sobre a História e a Memória da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale).

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROJETO TAUBATÉ, TEMPO E MEMÓRIA - Centro Histórico - Roteiro 1

Um caminho pela História de Taubaté
Patrimônio, Memória e Fé

6

Grupo Escolar Lopes Chaves


            O Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves1, o primeiro de Taubaté, funcionou, em prédio particular, alugado pelo Estado, de 1 º  de setembro de 1896 a 7 de setembro de 1902 quando foi inaugurado o novo prédio,  construído no mesmo local da antiga Câmara e Cadeia - esquinas da Rua Marquês do Herval e São José, respectivamente as atuais ruas Dr. Pedro Costa e Anísio Ortiz Monteiro. Seu projeto de construção foi fiscalizado por Euclides da Cunha.
            O projeto original do prédio é do arquiteto José Van  Humbeeck.  Entretanto, sua fachada é igual à de um estudo feito por Victor Dubugras, arquiteto francês formado na Argentina, para o Grupo Escolar de Botucatu. As fachadas das escolas desenhadas por Humbeeck têm características muito parecidas, destacando-se pela simplicidade estilística formal do neoclássico, acrescida de alguma ornamentação calcada no vocabulário neorenascentista. Humbeeck é autor também dos primeiros projetos para grupos escolares de um único pavimento, com características acentuadas daquilo que permeava o pensamento pedagógico. Todos os corredores abertos, possibilitando visualizar (vigiar) tudo que acontecia em todos os cantos do prédio. 
            Funcionavam nesse estabelecimento 10 classes, com inteira separação entre os sexos. Em 1907, estavam matriculados 235  meninos e 213 meninas. 
            Pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São  Paulo, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, seu prédio foi tombado2 pelo Conselho do Patrimônio  Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo  - CONDEPHAAT, conforme publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo, do dia 07 de agosto de 2002, páginas 1 e 52.

1 – Dr. Joaquim Lopes Chaves, nascido em Jacareí, 15 de janeiro de 1833 e falecido em 4 de agosto de 1909, filho do comendador Francisco Lopes Chaves, o 1° Barão de Santa Branca e irmão de Francisco Lopes Chaves, 2º Barão de Santa Branca e Licínio Lopes Chaves, 2º Barão de Jacareí. Foi eleito vereador em Taubaté e em 1858 é eleito deputado povincial, cumprindo sucessivos mandatos até 1889, tendo sido ainda, presidente da Assembleia Legislativa. Foi senador estadual, de 1895 a 1897 e de 1901 a 1903. Seu último mandato foi o de senador federal por São Paulo,.

2 - Livro do Tombo Histórico, Inscrição nº 377 , p. 103 a 110. Processo: 24929/86 TOMB.: Res. SC 60 de 21/07/10 D.O.: 11/11/10, pgs 112,113 e 114. 

FOTOS: Taubaté Tempo e Memória, Secretaria de Estado da Educação e Mistau








Um comentário:

  1. Fazemos parte desta História.
    Em 1971 eu Carlos Henrique Siqueira e Adilson Stefano Danelli estudante do 4 ano primário resolvemos enviar uma carta ao Governador do Estado Dr Laudo Natel para reforma da nossa escola Dr Lopes Chaves.
    Fomos atendido e a reforma aconteceu que foi reportagem de um Jornal Carioca na época A Voz de Realengo.
    Se não falha a memoria também estivemos numa radio local para sermos entrevistado Radio Cacique.
    Muito bom fazer parte desta Escola.

    ResponderExcluir